Translator

terça-feira, 22 de março de 2011

LÍBIA-INCERTA A LIDERANÇA DA GUERRA ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E A NATO

video
A estrutura de comando, futuro, para a acção militar da coaligação para a Líbia é incerto. Os EUA querem entregar o seu papel de liderança à NATO que está a ser, de momento, debatida. Reportagem de Caroline Malone.

(O beduino, louco, Kadafi não pretende deixar de matar líbios para se manter, no feudal, poder)

LÍBIA: FORÇAS DA OPOSIÇÃO DESARMADAS


Combatentes desarmados pelas forças de Khadafi
video

Anti-Gaddafi forças incapaz de progredir, tiros chocalham na capital da líbia para mais uma noite de ataques pela quarta vez consecutiva.
Última modificação: 22 de março de 2011 21:21

Combatentes anti-Gaddafi continuam sob o fogo e incapaz, de progredirem na sua luta para recuperar a cidade de Ajdabiya.

Encontrando-se desarmados - e sem meios de comunicação e pouca estrutura para as suas forças - que foram deixadas para executar ataques esporádicos contra as tropas leais ao líder líbio, Muammar Kadafi, antes de sob o fogo e retornar às suas linhas originais na estrada de Benghazi.

Mohamed Hariri, um líbio, ex-coronel das forças especiais, diz Al Jazeera jovens voluntários, sem experiência e formação, são corajosos "ao ponto de suicidas.

"Eles são realmente heróis", disse ele. "Por mais que esses jovens se sacrificam, assim que este país pode ter uma vida melhor?"

MORREU ARTUR AGOSTINHO - CHOREI COM RAIVA

Morreu Artur Agostinho. A RTP noticiou o infausto acontecimento e ouvi em minha casa, onde me exilei desde 16 de Janeiro de 2008, histórias contadas por quem lideou de perto com o grande comunicador.
.
Depois do 25 de Abril de 1974 Artur Agostinho foi preso por três meses. Umas das frases que me chocaram foi a contada que o homem bom e honesto e conhecidos por milhões de portugueses, de várias gerações, que na cadeia “chorou de raiva”.
.
O oportunismo, o vigarismo e a maldade levou-o a ser encarcerado. Como Artur Agostinho, depois do Dia da Liberdade, houveram outras vítimas, figura públicas, entre elas a Amália Rodrigues.
.

Refugiou-se no Brasil, quase na idade de 60 anos para começar nova vida e regressou a Portugal e foi entronizado, novamente, como um Rei da comunicação Social.
.
Habituei-me nos meus verdes anos a admirar o Artur Agostinho. Vi-o nos filmes o “Leão da Estrelas” e nas “Capas Negras” e constantemente na rádio a relatar os encontros de futebol.
.
Conheci, no Porto, um pobre diabo, que pelas ruas da Cidade Invicta, relatava e emitava o Artur Agostinho.
.

A minha homenagem à memória de um grande homem, simples, honesto e querido por milhões de portugueses.
José Martins
.
Apetece-me retirar dos meus arquivos uma peça escrita em 30 de Setembro de 2002. Todos, os honestos e pessoas de bem, têm o seu “chacal” à espreita para na altura que melhor lhe dá certo lhe cravar a espada, nas costas, da infâmia. Mas o dia da, verdade, vítima chegará.
.

A poesia do rio e da minha rua
.
Em Banguecoque tenho muitas ruas.
Rios só um: o Chao Praiá.
Aquela onde vivo,outras que me são familiares há muitos anos,principalmente as que me servem de manhã para chegar à Embaixada de Portugal e de volta a casa ao fim da t
arde. Itinerários que não mudo para me facilitar a fuga ao tráfego nas horas do começo da movimentação da grande cidade.
.
Pontualmente, programado, às seis da manhã, eu e a Maria saimos de casa.Oitocentos metros é a distância que separa a Varanda do Oriente, de minha casa, até à auto-estrada. Depois de atingir a enorme via, o eixo rodoviário da Tailândia, do Norte ao Sul até à fronteira da Malásia, são uns escassos 15 minutos que o meu utilitário necessita para deixar minha filha na escola internacional que frequenta há uma dúzia anos.
.
A escolas em Banguecoque, tailandesas ou internacionais iniciam as aulas (a grande maioria), às sete, dado ao rigor do clima tropical; encerram às duas e meia da tarde e, com isto os alunos ter tempo para executar as lições para o dia seguinte.
.
Antes de iniciar as minhas funções que começam às nove tenho duas horas para consumir, e não as aproveito, sentando-me a polir o fundo de uma cadeira, num café da Rua da Silom. Vou assim para o meus espaços matinais que são a minha rua e a margem do rio Chao Praiá.
.
Depois de estacionar o carro para lá dos portões que dão acesso ao parque da Antiga Feitoria de Portugal (hoje a Chancelaria da Embaixada), saio,para a rua, com a máquina, de fixar imagens digitais, que não precisa de filme, revelação e, até podem,ser arquivadas na memória do computador, gravadas em CD Rom ou em disquetes, por anos.


Percorro a minha rua, a Captain Bush Lane que é, defacto, um mundo poético, e prazer envolver-me na movimentação,humana e observar tudo que por ali passa no começo de mais um dia para milhares de banguecoquianos.
.
A cidade de Banguecoque é dividida em duas partes. O marco é o Rio dos Reis (Chao Praiá, Mename ou Mãe das Águas) onde correm as àguas das terras do Norte e Nordeste da Tailândia e vão desaguar no Golfo da Tailândia..
.
Sobre as àguas do Chao Praiá, durante as 24 horas, dos ponteiros do relógio, flutuam canoas, barcos, comboios de barcaças,mergulhadas até ao convés, de grande porte, puxadas por reboques vindos de grandes distâncias, a montante, do rio, em direcção aos armazens do Porto de Banguecoque, onde alijam a carga, composta de produtos da terra ou materiais de construção.
A Casa Nobre, um palacete, a residência dos Embaixadores portugueses acreditados na Tailândia e uma peça, finissíma da arquitectura,colonial portuguesa e conhecida na Tailândia por Sino/Portuguesa, está a pouco mais de 100 metros da margem direita do rio. A frontaria da Nobre Casa, ainda com o distintivo da monarquia lusa, as cinco quinas, os sete castelos e a corôa dos Reis de Portugal decorada com ramos verdes e cravos vermelhos.
.
Quando foi construída, depois de meados do século XIX, a circulação e movimentação das gentes; das mercadorias era efectuada pelo Chao Praiá; pelos canais de uma cidade, acabada de surgir entre a densa vegetação, aquática, abertos a braços do homem e dado, assim, nome à nova capital, pelos cronistas,da época, europeus a “Veneza do Oriente”. A capital da Tailândia é, ainda hoje, conhecida por esse nome.
.
A bandeira das quinas, de três panos, já desfraldada ao sabor do vento que lhe é favorável da monção, na cruta do pau,flutua a uns 30 metros da base de cimento. O símbolo da nação, portuguesa, está ali desde 1820 quando Sua Majestade o Rei Rama II, ofereceu a Portugal a larga parcela de terreno para construir Feitoria e estaleiro para reparar ou construir barcos.

Bandeira e pau que a suporta,serviu por muitos anos ponto de referência para as pequenas embarcações navegando nos canais, dos pontos mais distantes de Banguecoque para se orientarem em direcção ao rio Chao Praiá. O farol luso da margem do Chao Praiá tem a concorrência das alturas, a poucos metros, de uma torre de vidro que lhe tirou o visual da orientação. Mas continua no mesmo mastro garbosa, a ondular o pano com as cores que identifica o lugar como espaço de português na Tailândia.
.
A “Captain Bush Lane”, a minha rua ( Rua do Capitão Mata), o nome foi uma homenagen ao Almirante John Bush K.C.W.E., que serviu dois Reis, Majestades Maka Mongkut e Chulalongkorn, (Pai da moderna Tailândia), pelo periodo de 40 anos, como administrador e organizador do Porto Marítimo de Banguecoque desde a metade do século XIX até ao começo do XX.
.
Rua que ainda hoje mantém pedaços da história de um passado. Uma casa sino/portuguesa, desabitada, está em coma há muitos anos,certamente aguarda os golpes implacáveis do camartelo para o lugar histórico, onde foi construída, se erguer uma torre de cimento e vidro.



Um pouco mais à frente está a tabuleta da empresa “Louis Leonowens”, filho da Anna Leonowens, professora de inglês da Corte de S.M. o Rei Mongkut (reinou de 1851 a 1868) que escreveu a controversa obra o “Romance no Harem”, que mais tarde viria a ser aproveitada por Hollywood para rodar a grande metragem “O Rei e Eu” e motivo ofensivo ao povo tailandês dado que a história não narra os factos verdadeiros.
.
A destoar o cenário, da minha rua, é a luxuosa ilha de riqueza o Hotel Royal Orchid, famoso é certo, mas não tanto como o, secular, Oriental a um quilómetro a jusante e preferido pela gente, “bonitinha” da jet set internacional e, de alguns políticos, impressionistas, portugueses (não revelo nomes), têm uma paixão predilecta, pelo hotel,mais famoso do mundo. O escritor Somerset Maugham, hospedou-se, na sua primeira visita a Banguecoque, no Hotel Oriental, em 1923. Gostou, repetiu por várias vezes e a sua passagem ficou assinalada com uma suite: “Somerset Maugham”
.
No Royal Orchid, há uns anos, foi preso um tal Faria, brasileiro, membro do executivo do Presidente Color que foragido e acossado pela polícia internacional o Faria, incauto, foi meter-se na “boca do lobo”, com uma comitiva de uns 10 assessores e a esposa a ocuparam suites de luxo, nas alturas, do hotel. As tripulações da companhia aérea nacional brasileira, VARIG, hospedavam-se no Orchid para se recompor depois de ter voado longas horas e segundo por aqui se constou teriam sido as vozes denunciantes,do paradeiro do “bom vivante” Faria.
.
O informador do paraiso do brasileiro, teria dito à polícia tailandesa que era um homem perigoso e armado. Pois na altura da sua detenção o Faria não tinha, sequer, um corta unhas para atacar quem fosse. O acusado do crime de peculato, estava, com o seu grupo a viver à larga e à francesa; a gozar o cenário do Rio Chao Praiá. Na altura da detenção, o Faria, saía,depois de uma lauta ceia, do Restaurante Captain Bush que deu o nome à minha rua.
.
Uma pequena viela leva-me ao cais de desembarque. Da banda de Tomburi chegam batelões com estudantes, operários, jovens e muita outra gente, graúda e a arraia-miúda que vai apanhar o comboio á estação ferroviária, centenária, Hula Lumpon que liga Banguecoque a todos pontos do Reino.

Cruzam-se barcos expressos, de passageiros outros de grande porte aproximam-se dos hoteis, da beira rio, para embarcarem turista, e oferecer-lhes uma viagem de sonho de umas três horas até Ayuthaya, com preço acessivel a todas as bolsas. (A Tailândia continua a ser a melhor destinação turística, em toda Àsia, para o visitante estrangeiro).
.
Miro o grande o rio, na manhã nublada, sinto por ele uma grande paixão. O Chao Praiá é um pouco já da minha vida. Conheci as margens com casas de tábuas,em cima de estacas de madeira de teca. Hoje nas suas margens há enormes prédios de residências e hoteis de luxo. Turistas aos milhões visitam a Tailândia e o Chao Praiá é uma via aquáticas, obrigatória e desejada a navegar.

Rio que recebe as cheias dos outros afluentes do norte e nordeste e alagas a zona ribeirinha das duas margens de Banguecoque. Pessoas habituadas à benção da àgua que aceita as inundações com o sorriso caracteristico que identifica, o Reino das gentes tailandesas, o País dos Sorriso.
A Rua Captain Bush Lane e o rio Chao Praiá são espaços de poesia e pura harmonia.
José Martins
30.09.2002

POEMA DEDICADO A UM ALDRABÃO

POEMA da 'MENTE'...

Há um Ministro que mente...
Mente de corpo e alma, completa/mente.
E mente de modo tão pungente
...Que a gente acha que ele mente, sincera/mente.
Mas mente, sobretudo, impune/mente...
Indecente/mente.
E mente tão habitual/mente, tão hábil/mente,
Que acha que, história afora, enquanto mente,
Nos vai enganar eterna/mente.
( autor que não me lembro sorry )
Nica Pinto-Coelho Seabra23 de Março de 2011 9:47
POEMA da 'MENTE'...

Há um Ministro que mente...
Mente de corpo e alma, completa/mente.
E mente de modo tão pungente
...Que a gente acha que ele mente, sincera/mente.
Mas mente, sobretudo, impune/mente...
Indecente/mente.
E mente tão habitual/mente, tão hábil/mente,
Que acha que, história afora, enquanto mente,
Nos vai enganar eterna/mente.
( autor que não me lembro sorry )

Ver publicação no Facebook · Editar definições de e-mail · Responde a este e-mail para adicionares um comentário.

ISRAEL: "A JUSTIÇA FUNCIONA POR LÁ...!!!

Ex-presidente israelense é condenado por estupro

Moshe Katsav, condenado a sete anos de prisão por estupro e outros crimes.
Última modificação: 22 de março de 2011 08:04

Moshe Katsav (C) foi no ano passado condenado por duas acusações de estupro e outras agressões sexuais encargos [AFP]

Moshe Katsav, ex-presidente de Israel, foi condenado a sete anos de prisão por estupro, informa a imprensa israelense.

Os juízes também aplicaram, ao ex-líder, uma pena suspensa de dois anos e ordenou-lhe que pagar uma multa de 100.000 shekels (US $ 28.000).

A sentença foi aprovada por dois dos três juízes do tribunal de Tel Aviv, bairro na terça-feira, que foi presidida pelo juiz George Kara.

Katsav foi condenado em dezembro de estupro, assédio sexual, actos indecentes e obstrução de justiça na sequência de um escândalo de quatro anos que chocou o Estado judaico.

Ele negou acusações de ter estuprado duas vezes um assessor, quando era ministro no final de 1990, e molestado ou assediado sexualmente outras duas mulheres que trabalharam para ele durante seu mandato como presidente 2000-2007.

Como Katsav chegou ao tribunal, centenas de jornalistas embalado em torno da entrada para pegar um vislumbre do presidente caiu em desgraça.

A procuradoria da Justiça havia pedido uma pena de prisão longa, destacando a natureza grave dos crimes, o dano causado às vítimas e a vergonha que ele trouxe no gabinete presidencial.

No entanto, seus advogados, pediram que lhe seja poupado o tempo de prisão, e pediu que os três juízes que levassem em conta a campanha da mídia contra ele, a sua humilhação pública e incapacidade de reabilitar sua reputação com a "marca de Caim para sempre gravada em sua testa."

A pena máxima para estupro é de 16 anos atrás das grades.

E O PRIMO? O GAJO QUE ANDOU FUGIDO NA CHINA?

MAIS UM FAMILIAR DE SÓCRATES A MAMAR( Vá povo, não desanimem é só mais um esforço! )

Clotilde Fava (sogra de Socrates ao centro)com os filhos Mara (esquerda), Alexandre e Sofia (á direitae exmulher de Sócrates)

Tacho para a cunhada de José SócratesCunhada de Sócrates é assessora na EPAL
A EPAL, empresa pública tutelada pelo Ministério do Ambiente, contratou em Junho deste ano, já em plena derrapagem das contas públicas, a cunhada do primeiro-ministro para assessora do conselho de administração. A admissão de Mara Mesquita Carvalho Fava, irmã de Sofia Fava (ex-mulher de José Sócrates), nos quadros da EPAL ocorreu após quase dois anos como trabalhadora da empresa a recibos verdes. A cunhada de José Sócrates terá um salário mensal bruto de 2103 euros, acrescido de 21,5% do ordenado por isenção de horário de trabalho.
O ingresso de Mara Fava nos quadros da EPAL foi revelado pelo próprio jornal da empresa: na edição de Junho de 2010 do 'Águas Livres', na coluna Movimento de Pessoal, indica-se que foram admitidas Mara Fava e Mariana Barreto Dias de Castro Henriques, mulher de Jorge Moreira da Silva, ex-secretário de Estado do Ambiente, ex-consultor do Presidente da República e vice-presidente do PSD.

A Comissão de Trabalhadores, em resposta ao CM, assume que o assunto "é falado entre os trabalhadores da EPAL e em termos nada abonatórios para os envolvidos directa ou indirectamente na sua admissão, assim como para a justificação do vencimento mais isenção de horário de trabalho".

COMENTÁRIO: Assessora de um assessor!!!! looooooooooooooool 2103€ + 452€ (21,5%) = 2555€ por mês!!! Para quem era precária....de um momento para o outro não é nada mau
É para isto que servem os Institutos Públicos, Empresas Municipais, Fundações..
Eis a razão porque não as extinguem. É aqui que é roubado o nosso dinheiro para dar aos familiares da bandidagem e outros parasitas da partidocracia
.

Depois dizem que não há, onde cortar despesas! E que são necessários mais impostos e mais impostos.......

Aguentem saloios !!!!!!!!!!!!!!!
Aguentem pacóvios !!!!!!!!!!!!

NOTA---Se cada um de nós enviar a mais cinquenta pessoas, e se cada uma dessas cinquenta enviar a outros cinquenta e assim sucessivamente, rapidamente todo o país tomo conhecimento destas mordomias partidárias. Depois logo se vê.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CUIDADO COM ESTA RAPAZIADA!

De quando aparecem num meu e-mail umas "merdas" a oferecerem-me prémios. Evidentemente que a mim não me lixam, mas podem lesar outros incautos. Ora esta rapaziada pedem o número de telefone etc.etc. Não conheço esta gente, mas devem ser espertinha para nos furarem a carteira e arranjarem-nos ums carga de trabalhos. Aí vai o aviso. José Martins
Este service é oferecido independente pela PLANET49. O funcionamento do serviço encontra-se explicado no texto no final de página.

Optou pelo 1000 € em dinheiro. Agora só precisa de inserir os seus dados pessoais abaixo.


Não utilizamos os seus dados para propósitos de spam ou qualquer outra forma de informação não solicitada. Apenas os utilizamos para confirmação da sua participação neste passatempo.
00:30
CONTINUAR

Já está registado? Entrar!


Esqueceu a senha'?

OS IMPAGÁVEIS COMPADRES ALENTEJANOS

Mestre do Fado Alentejano. Nao deixem de ver e ouvir.
Guardem para vossa memoria futura. ~ S P F ! ~ Adalino Cabral
Partilha de pessoa amiga -- para toda a gente
Sempre p'rá frente!
Mestre do Fado Alentejano. Não deixem de ver/ouvir e guardem para vossa memoria futura

Clique em baixo

TODOS OS POVOS TÊM OS LADRÕES QUE MERECEM!

AS SUAS NOTÍCIAS DO DIA 22.3.11

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Luís Filipe Vieira ferido em ataque na auto-estrada
Ateia fogo a restaurante por vingança
Dupla assalta ourivesaria com punhal
Brandoa: Feridos em incêndio
Bolsas: Estudantes fazem mural

Capa do Público Público

Comitiva do Benfica apedrejada no regresso de Paços de Ferreira a Lisboa
Jesus: “É uma questão de honra vencer o jogo com FC Porto”
NATO não chega a acordo sobre a liderança das operações na Líbia
Louça desafia Sócrates a ir a eleições e a pedir o voto dos portugueses
Crise política dificulta acordo para relançar a competitividade e o emprego

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Abaixo-assinado contra portagens é entregue hoje
Passos assume eleições e Soares pressiona PR
Julgamento de violador de Telheiras pode ser adiado
"PND é um partido madeirense"
BE apresenta PEC alternativo contra a bancarrota e FMI

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Operação militar contra Kadafi
"A pior canção do mundo" bate recordes no iTunes
Autocarro do Benfica apedrejado na A42
Abaixo-assinado contra portagens na A23, A24 e A25 entregue no Parlamento
Presidente da Guatelama divorcia-se para a mulher se candidatar

Capa do i i

Todos contra o PEC. Governo cai amanhã
Socialistas criticam silêncio de Cavaco num momento de "extrema gravidade"
Passos chama PS à responsabilidade. Próximo governo será de vários partidos
Porto. Gangue diz que granadas eram apenas "mind games"
Dia Mundial da Água. A pegada hídrica aumentou no planeta

Capa do Diário Económico Diário Económico

Governo reconhece recessão mas continua demasiado optimista
Dívida pública acima do prometido no OE
Juncker afasta mudanças ao PEC IV
Governo corta benefícios no crédito à habitação
Preço dos transportes públicos e dos passes sociais volta a aumentar

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Lucros vão crescer a duas velocidades em 2011
Jerónimo Martins entra no "radar" de Warren Buffett
Acções europeias podem renovar máximos este ano
Fisco impedido de aceder ao "offshore" nº 1 dos portugueses
Consulta directa ao registo predial acelera cobrança de dívidas

Capa do Oje Oje

Portugal a 24 horas do "Dia D"
Lucro da AdP dispara 73,8% em 2010
BCE mantém em aberto subida dos juros em Abril
RTP regista lucro pela primeira vez em quase 20 anos
Embraer vende 20 jactos 175 e 190 à Alitalia

Capa do Destak Destak

Governo regional "defraudou" a população que ansiava por um hospital - presidente do PS-M
Metro de Lisboa com circulação suspensa até às 11h na quinta-feira
Homossexuais e estrangeiros excluídos de campanha de doação de esperma
6.ª edição do Prémio Nacional Multimédia
Aprovadas novas sanções dirigidas a entidades financeiras e responsáveis políticos

Capa do A Bola A Bola

Abrantes Mendes quer cidade desportiva na zona da Portela
Michel Platini reeleito líder da UEFA
«É o meu melhor momento» - Guarín
Michelle Brito pisca o olho ao Estoril Open
Vieira sofre ataque no regresso de Paços de Ferreira (veja as fotos)

Capa do Record Record

Collin parte a loiça
Manuel Damião na lista do Maratona
Desaire com a Geórgia foi a chave
Dívida por Schmidt pode custar pontos
Japão deve proibir venda de comida

Capa do O Jogo O Jogo

Nuno Gomes já soma cinco golos em apenas 88 minutos
Rui Vitória insatisfeito com a arbitragem
Benfica goleia Paços de Ferreira por 5-1 com golo genial de Gaitán e bis de Nuno Gomes
Para Domingos o “Braga foi mais equipa”
Jesus fala em equipa confiante

LÍBIA:~: ÚLTIMOS ESTRAGOS - O PERIGO MORA LONGE DA POPULAÇÃO

-

video