Translator

quarta-feira, 13 de julho de 2011

REPORTAGEM NAS TERRAS DE LOPO BURI - EM CASA DO MEU AMIGO PUTHORN

.
Sou como o vento que nunca chego a saber para onde estou virado. Não sou pessoa de ficar de braços cruzados e alapar-me, dia a dia que nasce, na cadeira da minha secretária de trabalho. Uma necessidade, constante, de me raspar de Banguecoque e rodar por estas estradas da Tailândia.
.
Levo 76 anos de vida e há sempre algo para conhecer fora de portas. Lá vou a rodar, só, no velho Honda Civic, preto, de 14 anos na minhas mãos e uma de dois anos antes.
.
Em casa há um carro novo, bem mais confortável do que o "calhambeque" de 16 anos que me leva a todos os lugares que desejo do "País dos Sorrisos". Destinei esta viagem para as terras do centro da Tailândia: Lopburi e Ayuthaya..
A entrada da casa do Prof. Phuthorn Bhumadhorn, entre a ramagem de árvores e do lado esquerdo uma sala, palavra, deixada pelos portugueses na Tailândia.
.
Um dia antes de partir de Banguecoque, telefonei ao meu amigo Prof. Phuthorn, de 23 anos, para almoçarmos juntos em Lopburi. Professor de arte, reformado  e vai despendendo o seu tempo, entre várias actividades, a escrever, a preservar as coisas antigas da Tailândia  e do meio ambiente.
.
Um brilhante historiador, reconhecido pelo Governo de França que o condecorou com a Palmes Academiques em 1988 ( clique http://www.aquimaria.com/html/aboutth.html ) e a fonte onde muita boa gente, historiadores, vai beber e eu um modesto escrevinhador, também.
.
O Prof. Phuthorn, informa-me que sim estaria em casa na quarta-feira e com monges budistas às 11 horas da manhã e estou em sua casa antes duas horas e percorridos 145 quilõmetros..
O jovem Phuthorn, explica algo à Princesa Real Maha Chakry, ainda nos verdes anos e já notabilizado pelos interessse na arte e sabedoria em cima da história.
.
O notável senhor não perde tempo e dar nas vista fazendo conferências de salão e prefere viver, como um dia lhe chamei, "Eremita Cultural", na sua "courela"  de um quilómetro de comprimento, entre as casas antigas de madeira de teca que a modernidade as faz perder e as vai trazendo para a sua tira de terreno e ali recuperá-las.
.
Certamente não vai deixar como herança aos filhos, porque tem vivido solteiro, mas doar a sua obra para as futuras gerações tailandesas. Tudo por sua conta, sem subsídios, e construindo conforme as suas possibilidades monetárias. Há anos disse-me. "um funcionário público ganha pouco...! O parco, mesmo agora de sua reforma, lhe basta seguir em frente seu projecto.
Um candeeiro de iluminação, pública, do tempo de quando a electricidade surgiu em Banguecoque, em finais do século XIX. E na primeira década do século XX o Cônsul de Portugal, em Banguecoque,  Leopoldo Luis Flores informava a Secretaria do Estado dos Estrangeiros, em Lisboa, que tinha mandado electrificar a residência e numa passagem do ofício: "esta casa é muito grande e não pode ser alumiada com candeeiros de petróleo e mandei instalar 3o lâmpadas.
Uma sineta que serviu, séculos atrás, de anunciamentos.
À entrada do portão para as casa e do lado esquerdo está uma velha Sala, trazida não sei de onde e colocada ali. Salas há-as por toda a Tailândia. Um ponto de referência para conversar, esperar um transporte na berma da estrada, ou mesmo dentro do jardim ou quintal de uma residência. Sala é uma palavra, portuguesa, acrescentada ao vocabulário da língua tailandesa.
Uma casa, antiga, de madeira de teca, irremediavelmente perdida, vai ser-lhe dada a vida de outra era no espaço do Prof. Phuthorn. Milhares destas joias, residênciais, foram destruídas de quando a crise do desenvolvimento na Tailândia que surge na década de oitenta do século findo. O cimento e o ferro toma-lhe o lugar.
Um artesão, serra e prepara tábuas da eterna madeira de teca para recuperar uma casa que aos pedaços chegou ali

O trabalho de reconstrução será moroso, mas concluído. Um belíssimo armário que foi de casa de algum nobre, siamês, com arrojados entalhes, no topo, executados por mão de mestre entalhador.
Ainda não está concluída a casa do Prof. Phuthorn, construida a base de cimento e em cima uma enorme sala de madeira onde, agora, sem finalizada, apetece ali permanecer, porque o espaço não tem paredes e o ar entra-lhe por todos os quatro lados. A vista dali é assombrosa tendo pela frente os campos de milharais e mais além o cenário das montanhas majestosas de Lopburi.
Ontem o Prof. Phuthorn, fez 60 anos, cinco ciclos de vida de doze anos cada. Muito inportante na vida dos tailandeses. Os monges budistas em sua casa ontem, foi para o abençoar e uma taça com comida e doçarias, tradicionais, foi colocada pelo historiador junto  a um magote de arbustos, onde pelo meio crescem canas de bambu dizendo-me ele, que o bambu além da força resistente da natureza pertence a um símbolo da felicidade.
O "Foi Tong" fio de ovos e herança portuguesa deixada na Tailândia, estão os fios de ouro ( Foi Tong na língua tailandesa). A doçaria mais popular na Tailândia. Os da imagem são os verdadeiros e tal qual como os confecciova, Maria de Pina Guiomar, luso japonesa, em Lopburi, no Palácio do Rei Narai o Grande na década 70 do século XVII. No prato e ao lado do "Foi Tong" está o Tonguion, de gemas de ovos, de orígem portuguesa.
Depois da bênção budista, o Prof. Phutorn, ajudado por um amigo, prepara a comida e almoço de 9 monges.
Os monges budista fazem as suas rezas tem nas mãos um fio que simboliza a força da união no caminho do bem e da tolerância. Assim foi tolerada a integração de outras religiões na Tailândia e os missionários do Padroado Português do Oriente os primeiros a introduzirem o catolicismo no século XVI.
De joelhos, o Prof. Phuthorn recebe a benção de seis ciclos de vida que os usou ao serviço do bem, da história e do ensino.
O monge budista, depois da benção desce as escadas e com seus irmãos seguem para o templo.
José Martins

O DESCOBRIDOR DESTE "GAGINHO" FOI O SENHOR SILVA DE BELÉM!


Um erro chamado Durão Barroso


«O caso BPN é um caso à parte do sistema financeiro. Pessoalmente não concordo com a nacionalização. Foi um erro completo», disse Durão Barroso, em entrevista à RTP, a dois dias do fim do prazo para a entrega de propostas de compra do banco.

Agora já é um erro, mas se me recordo bem na altura defendia que tudo tinha de ser feito para salvar o sistema financeiro e para evitar o contágio. Se bem me lembro quem geria esse banco onde se misturava a corrupção,o poder e a muitos políticos e gente importante por lá nadava. Grave não foi a privatização que já acrescentou à divida que dizem que tenho, mais de 5 mil milhões de euros, foi sim a não privatização do lucro da SLN. Uma vez mais o estado ficou com o prejuízo mas deixou os lucros para o capital.
Durão Barroso é das personagens por quem nutro um maior desprezo na política portuguesa e um enorme sentimento de repulsa. Ainda por cima dá azar, basta ver como deixou o país quando fugiu para Bruxelas e como está agora a deixar a União Europeia. Vade retro.

OS MAIS NOBRES "GATUNOS" DESTE PAÍS - LADROAGEM INFAME!



Vale a pena divulgar!!! Caros Amigos,
.
Já montei 135 exposições culturais, do género da que se prepara em Guimarães, assim tomo a ousadia de dizer que sei do que falo.
.
Montei-as com verdadeiro esforço meu, tanto em meses de trabalhos de preparação e montagem, como em gasto muscular e pecuniário, porque nunca apresentei contas de despesas a ninguém!
.
Fiz tudo isso de forma gratuita e nada pedi. Fiquei satisfeito quando alguém do público me dizia : "Vendo e lendo isto, ganhei de novo orgulho de ser português!". Só isto mereceu todo o esforço!
.
Há trabalhos que não deviam ser remunerados. São uma honra e um dever cívico!

Vendo agora esta lista de remunerações de personagens, que deviam prestar auxílio a título gratuito, pergunto-me o que está errado nisto?
.
A conclusão à qual cheguei é a de que o verdadeiro patriotismo foi engolido pelo egocentrismo, porque ninguém teve a ousadia da criança a apontar o dedo e dizer: " O Rei vai nu !".
O MAL avança porque o BEM não se mexe !
É triste, mas tem remédio!
Basta ser reconhecido como tal.
Respeitosamente,
Rainer Daehnhardt
.
Folha salarial da Fundação Cidade deGuimarães...!!!

Guimarães será Capital Europeia da Cultura em 2012.
E acho que merece.
Para isso foi criada uma Fundação com o nome da cidade .

Reencaminhem, p.f., ao maior nº de contactos possível!

Esta Folha salarial da Fundação Cidade de Guimarães...!!!

É imperioso e urgente que o nº máximo possível de Portugueses tomem conhecimento destas vergonhas!!!

________________________________

Folha salarial da Fundação Cidade de Guimarães

Figurões, da Fundação Cidade de Guimarães, criada para a Capital da cultura 2012:Folha salarial (da responsabilidade da Câmara Municipal) dos> administradores e de outros

- Cristina Azevedo - Presidente do Conselho de Administração:
14.300 ? (2 860 contos) mensais + Carro + Telemóvel + 500 ? por reunião
- Carla Morais - Administradora Executiva 12.500 ? (2 500 contos) mensais + Carro + Telemóvel + 300 ? por reunião
- João B. Serra - Administrador Executivo 12.500 ? mensais + Carro + Telemóvel + 300 ? por reunião
- Manuel Alves Monteiro - Vogal Executivo 2.000 ? mensais + 300 ? por reunião
.
Todos os 15 componentes do Conselho Geral, de entre os quais se destacam Jorge Sampaio, Adriano Moreira, Diogo Freitas do Amaral e Eduardo Lourenço, recebem 300 ? por reunião, à excepção do Presidente (Jorge Sampaio) que recebe 500 ?.
.
Em resumo: 1,3 milhões de Euros por ano, em salários. Como a Fundação vai manter-se em funções até finais de 2015, as despesas com pessoal deverão ser de quase 8 milhões de Euros !!! Reparem bem: Administradores ganhando mais do que o PR e o PM !

Esta obscenidade acontece numa região, como a do Vale do Ave, onde o desemprego ronda os 15 % !!! Alguém acredita em leis anti-corrupção feita por corruptos?





















O SENHOR SILVA E A DONA MARIA DE BELÉM NA "BUÉ"


Passem ,esta mas ,como se sabe o povo é sereno .
Neste Portugal que vota duas vezes  neste tipo que não tem nenhuma intervenção com cabeça tronco e membros.
O que merecemos ? ser enr------ e mal pagos !
         45 000€, por dia.É obra.
Por dia...nada de confusões, por dia!!!..... Ó meus Amigos, é que se as contas estão bem feitas,aíííí senhor presidente, vá lá cantar para sua rua...12 assessores e 24 consultores para ouvirmos suas intervençoes tão pouco incisivas ???!!!...                                      o 'Zé' Mário Branco cantava, faz uns anitos já, assim - "Qual é a tua ó meu?..."  E já agora... qual é a 'vossa'?... Então fiquem-se lá com a 'dele'... (a do senhor Silva...! [Jardim dixit ]) Fiquem bem... se for caso disso... 45 mil euros por dia para a Presidência da República.As contas do Palácio de BelémO DN descobriu que a Presidência da República custa 16 milhões de euros por ano(163 vezes mais do que custava Ramalho Eanes), ou seja, 1,5 euros a cada português.Dinheiro que, para além de pagar o salário de Cavaco, sustenta ainda os seus12 assessores e 24 consultores,bem como o restante pessoal que garante o funcionamento da Presidência da República.A juntar a estas despesas, há ainda cerca de um milhão de euros de dinheiro dos contribuintes que todos os anos serve para pagar pensões e benefícios aos antigos presidentes.Os 16 milhões de euros que são gastos anualmente pela Presidência da República colocam Cavaco Silvaentre os chefes de Estado que mais gastam em toda a Europa,gastando o dobro do Rei Juan Carlos de Espanha (oito milhões de euros)sendo apenas ultrapassado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy (112 milhões de euros)e pela Rainha de Inglaterra, Isabel II, que 'custa' 46,6 milhões de euros anuais.E tem o senhor Aníbal Cavaco Silva,a desfaçatez de nos vir dizer  que -"os sacrifícios são para ser 'distribuídos' por todos os portugueses"......
'Atão' tá bem ó meu! ... (...?
E não se pode 'privatizar' a Presidência da República ?...)

As capas dos jornais e as principais notícias de Quarta-feira, 13 de Julho de 2011.

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Seixal: Clientes roubados
EUA: Corta pénis ao marido e atira-o para triturador de lixo
Tavira: Incêndio em mato
Sintra: Tiros em assalto a ouro
V. N. Gaia: Apanhados em flagrante
V. Real: Ex-PSP preso por tráfico
Matosinhos: Roubam fio a mulher

Capa do Público Público

Jornalistas impedidos de cobrir evento com Pinto da Costa no Casino da Figueira
Euromilhões: Maior 'jackpot' de sempre é para fora de Portugal
Matos Rosa eleito secretário-geral PSD pelo Conselho Nacional
Passos não fala em herança de Sócrates, mas admite “desvio colossal”
Descoberto o último dinossauro antes da grande extinção
Seguro e Assis convergem em quase tudo, menos na forma de “refundar” o PS
“Estamos a trabalhar para conquistar títulos”, diz Bruno César

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Provas apontam para cilada na agressão a jovem
Prisões querem vigiar pedófilos libertados
Passos une-os, o PS divide-os
Só nove em 53 serviços nos hospitais têm nota máxima
Videovigilância não permite identificar assaltantes de hotel
Empresas de segurança privada com mais procura no Algarve
José Matos Rosa é no novo secretário-geral do PSD

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Matos Rosa eleito secretário-geral do PSD
Governo encontrou "desvio colossal" nas metas das contas públicas
Villas-Boas teve receio de não ter o mesmo sucesso
Judiciária prendeu 37 pedófilos só desde janeiro
Fenómeno Harry Potter move milhões de pessoas em todo o mundo
Margem de lucro no urbanismo só equivalente à do tráfico de droga
GNR intercepta assaltantes de ourivesaria

Capa do i i

Carros dos administradores dos CTT derrapam... nos custos
Ministério não espera por Nuno Crato para lançar novo ano lectivo
Governo quer discutir e votar lei laboral antes da consulta pública
Há mais estrangeiros a viver em Portugal
Buscas da Polícia Judiciária no Estoril por ligações ao Real IRA
Tamera. Um sustentável mundo novo a ser criado no Baixo Alentejo
Debater alterações legislação da laboral antes de discussão pública é ilegal, diz PCP

Capa do Diário Económico Diário Económico

Temperaturas máximas "abaixo da média para época" em Julho
CGTP e UGT levam hoje salário mínimo e imposto extra à mesa de Passos
Destinos de férias por menos de 1.000 euros
Governo encontrou "desvio colossal" face às metas das contas públicas
Aumentos salariais na TAP investigados pelas Finanças
Reestruturação da Oi "tem de estar alavancada na PT"
Passos remete nomeações públicas para depois de novo regime legal

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Fundos à prova da subida dos preços
Crescimento da China impulsiona acções asiáticas
As notícias em foco na edição de hoje, dia 13 de Julho, no Negócios
Troika quer que estratégias da banca dêem folga para financiar economia
Finanças passam a controlar informação da Segurança Social
Um Governo que, na prática, tem 12 ministérios
Economistas incapazes de prever recessões

Capa do Oje Oje

Bancos vão apertar mais no crédito
Construção representa 26% das insolvências
Inflação recua para 3,4% em Junho
Catástrofes custam 60 mil milhões
UE aprova privados no resgate grego
Eurogrupo apoia bancos reprovados nos stress tests
C&W vai gerir o projecto de construção do Évora Shopping

Capa do Destak Destak

Benfica sai derrotado do último jogo na Suiça
Moddy's corta 'rating' da Irlanda para lixo
Intenção PSD de debater alterações legislação laboral antes de discussão pública é ilegal - PCP
Triunfo sobre o Brasov com golos dos defesas centrais
Dave Grohl expulsa fã de concerto
Combinação vencedora
DGSP averigua agressões a reclusos no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira

Capa do A Bola A Bola

Nildo e Serginho são reforços
Torsiglieri muda rumo para a Ucrânia
Emanuel deixa marca
Alvaro Pereira garante presença do Uruguai nos quartos-de-final
Hilal Soudani está na lista
Alex Sandro é reforço
Portugal defronta hoje Azerbaijão

Capa do Record Record

Witsel na Luz por cinco épocas
Recebidos com emoção
Hulk supersónico
Pereirinha apostado em convencer Domingos
Manual tático de Vítor Pereira
Mora sem espaço
Sonhos de Emílio difíceis de alcançar

Capa do O Jogo O Jogo

Sub-20: Selecção Portuguesa derrota Hungria e avança para os “quartos-de-final”
Capdevilla: “A minha intenção é sair do Villareal”
Nélson: “Regresso a Portugal, em especial ao Benfica, nunca está excluído”
Inter de Milão contrata Jonathan ao Santos por 5 M€
Liverpool: Jovanovic poderá ter como destino o Lille ou o Anderlecht
Real Madrid: Mourinho enigmático em relação a Neymar e Agüero
UEFA não vai impedir inscrição de clubes turcos