Translator

sábado, 20 de agosto de 2011

HENRIQUE CALISTO, O TÉCNICO DE FUTEBOL, PORTUGUÊS, NA TAILÂNDIA E AS VITÓRIAS, DO CLUBE QUE DIRIGE, O MUANGTHONG UNITED

Henrique Calisto, somam e seguem-se as vitórias do clube que dirige o Muangthong United, de Banguecoque. Ontem depois de um jogo, renhido, contra o TOT S.C. (Telephone Organization of Thailand), em sua casa, alcançou mais um sucesso, batendo a equipa das telecomunicação por 3-1, que viria a colocar o Muangthong em 2ª lugar na tabela da classificação da 1ª Liga de Futebol da Tailândia e um sério canditato, para somar às proezas de bi-campeão (2009/2010 e a decorrente, 2011. Hoje o técnico português, de 57 anos de idade, licenciado em Educação Fisica, em escassos 7 meses, firmou-se, como técnico e dirigente de atletas ligados ao futebol, no Reino da Tailândia, jogo após jogo, um Português popular, nos meios futebolísitcos. Mas todos seus êxitos grangeados tem sido a poder de muito trabalho, dedicação à profissão que abraçou, o desporto e dirigente de atletas. Calisto um homem de convicções, um amigo, pouco dado a malabarismo, de certos treinadores, portugueses (a frases são minhas) que por vezes encobrem os maus resultados, obtidos, com o martelar uma no cravo e outra na ferradura.   Henrique Calisto a sua modéstia nas palavras, proferidas, chega-me a impressionar-me pela forma que vê o mundo que o rodeia e aquele que, afincadamente, se tem dedicado. Calmo, metódico, organizado no seu trabalho e graças à sua experiência algo viria a mudar, no balneário do Muangthong United, com substanciais melhorias para o bem estar e bons resultados dos homens que dirige de várias nacionalidades.

.
O homem sonha e a obra nasce tem sido o lema de Henrique Calisto, que apenas conheço, pessoalmente, há escassos meses,quando assentou, na capital tailandesa e desde dessa data o tenho acompanhado, em todos jogos sob a sua orientação na Tailândia, quer estes sejam disputados em Banguecoque ou províncias. Não erijo Henrique Calisto num pedestal falso e imaginário, na Tailândia, mas sim a realidade de mais um português, emigrante, dos tantos que temos espalhados pelas sete partidas do Mundo que produzem obra e dão nome a Portugal.
.
.
Por tanto, como residente, neste Reino há mais de três décados, além de lidar de perto com Henrique Calisto sinto em mim um certo orgulho nele, como ontem, me orgulhei, antes do início da competição, ao redor do pequeno estádio do TOT S.C. olhar um "puto", tailandês vestido uma camisola onde nesta peça de roupa de algodão, de cor vermelha, estava estampado o nome Portugal, a esfera armilar, os sete castelos e as cinco quinas. José Martins
.
As imagens a seguir dão conta, superficialmente, o passado no jogo de ontem.
 Muito bonito o encontrar-se um "puto" tailandês vestindo uma camisola com o nome de Portugal. Talvez o veja, mais vezes, em próximo futuro junto aos estádios de futebol de Banguecoque...
.
O estádio do TOT S.C., antes do jogo de ontem. Excelente relvado, acanhado e não houve lugar para toda a claque do Muangthong. Mas como havia muitas brechas abertas, sem pagar o bilhete conseguiram, de fora do estádio, ver o jogo.
.
É no futebol que se promovem produtos. A Tailândia, de momento com grandes indústrias, alimentares, onde não há crise de desemprego e o crescimento segue na normalidade, vêm-se fora dos estádios, antes das competições, a divulgar suas mercadorias e as que vão ao encontro do consumo, geral do público.
.
Sempre,sempre as queridas e bonitas jovens tailandesas, nos jogos de futebol. Nunca escapam à lente de uma das minhas duas Nikon e ao primir do disparador. Já lhes chamo as minhas "abençoadas". As delícias da vista dos velhos, iguais a mim. Os olhos também  alimentam a alma e o coração.
.
No jogo de ontem, não elegi (como habitual) a minha favorita, mas optei for duas as minhas eleitas. Não concordam por aí comigo?
.
Criticam, por aí tanto os percings, um umbigo, perfeitinho da jovem, bonitona, e tão harmoniosa de barriga, fica-lhe mesmo a calhar uma decoração de pedras, preciosas de várias cores.
.
De forma alguma, um sorriso de tal jeito poderia cair no esquecimento a imagem, Nunca encontrei uma  "negação" ou um sorriso áspero de uma jovem tailandesa quando me preparo para a fotografar. Por isso se dá o nome ao Reino da Tailândia o "País dos Sorrisos"!
.
A equipa de Calisto, ontem, antes do jogo, em foto de família, juntamente com as crianças que levaram pelas mãos ao entrarem no relvado.
.
Uma fase do jogo. O desenvolvimento do jogo, tem sido aquilo que menos tenho dado relevo. Tenho me interessado mais do que se vai passando antes e durante o jogo na assistência. O futebol é a festa do povo de todos os níveis. O futebol na Tailândia, ainda não atingiu o nível de "sarrafada" e visto como um espectáculo de despejo de alegrias e emoções.
Uma cara com um sorriso lindo, minha conhecida, entre o espaço de um losango, desenhado pela configuração da rede de nylon. Noto aqui que a rede foi ali colocada para evitar a invasão de espectadores, mas sim para proteger as pessoas de uma "bolada/tiro", porque o relvado estás a escassos metros deles. 
.
O famoso, jogador Robbie Fawler, ex-goleador do Liverpool, a última aquisição da direcção do Muangthong, tem ficado no banco à espera de ser chamado por Henrique Calisto, para entrar em campo. Em três jogos e em espaços de 20 minutos, finais, ainda não fez o "gostinho" ao pé, para alegrar a claque do Muangthong Thong que lhe batem muitas palmas quando pisa o relvado. O Robbie já leva de vida 36 anos e apresenta, ainda, um cara de "menino" que não diz a idade que tem. 
.
O ritual, ao fim dos jogos, haja vitória ou derrota a claque do Muangthong, canta o hino do clube, com dirigentes, treinador e seus assessores escutam-no. Ao lado esquerdo de Henrique Calisto está o terapêuta, brasileiro,  Fábio Gomes. Bom rapaz, melhor amigo (o meu aguadeiro e fornecedor de garrafas de água durante os jogos) excelente tratador dos atletas, corre que nem uma "gazela", pelo relvado, quando um jogador se lesiona. O Fábio Gomes, depois do futebol, é um homem de cultura e coleccionador de obras de artes, que encaixota e envia para o seu apartamento no Rio de Janeiro. Vive amancebado, com uma senhora tailandesa, confessou-me, que se sente feliz junto a ela. São os olhos amendoados que cativam os homens do ocidentais, a que o nosso mais poeta, imortal, Camões se rendeu.
-
Uma multidão, compacta, junto ao autocarro do Muangthong, espera pelos jogadores e Henrique Calisto, para os saudar e obter um possível autógrafo. Normalmente vão preparados com uma "mark-pen" para uma assinatura na camisola do clube ou numa revista.
.
Henrique Calisto, não escapa, seja antes, depois ou fora de jogos,à solicitação de autógrafos pelos seus fans. Ontem assim aconteceu, depois da vitória e se dirigia para o autocarro do clube. Muito lindo, um português atingir a fama no estrangeiro e para mim que assisto na Tailândia.
.
A última imagem da noite depois do jogo. Quando desci do autocarro do clube encontrei estas duas jovens, junto à sede, a sorrirem-se para mim... Conhecem-me nas minhas andanças no Estádio Yamaha e não hesitei em lhes bater uma "chapa" e colocá-las neste artigo. Elas merecem!
.

NESTE MUNDO SE EMPRESTA E NELE SE RECEBE COM JUROS BONIFICADOS...OPORTUNISMO DO MÁRIO CRESPO!

Cá se fazem, eles pagam

«O jornalista da SIC Mário Crespo foi sondado pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, para saber da sua disponibilidade para aceitar o cargo de correspondente da RTP em Washington. A situação está a gerar algum mal-estar na administração da estação pública mas também a direção de informação da estação.
Primeiro porque a nomeação de correspondentes da RTP é uma incumbência da direção de informação, com posterior aval da administração. Depois, porque estas nomeações têm um regulamento interno com critérios bem definidos: é dada primazia aos jornalistas da RTP interessados em colocações no estrangeiro - o que não é o caso de Mário Crespo, jornalista da SIC - e os candidatos só são escolhidos após avaliação feita por um júri interno.

Esta notícia mostra várias coisas sobre quem nos governa actualmente. Em primeiro lugar que paga os favores de quem lhes fiu útil no passado recente para derrubar o governo dos socretinos, depois que são iguais a eles. Criticavam-nos por controlarem a informação da RTP mas já se viu que pensam fazer dela arma ao serviço do governo e do PSD.

BEM MELHOR OS DEIXAR CASAR DO QUE SEGUIREM A PRODUZIR FILHOS, INCÓGNITOS, EM MÃES SOLTEIRAS...!!!



O Papa recorda que os futuros sacerdotes que o celibato é essencial


Seminaristas fotografou o Papa na Catedral de La Almudena. / LUIS SEVILLANO
O Papa alertou que a queda ocorra nos seminários durante a Missa celebrada na Catedral de la Almudena, em Madrid esta manhã.
.
Na frente de 5.000 seminaristas, insistiu a convicção de tomar a mergulhar e se dedicar ao sacerdócio, lembrando que o celibato é essencial: "Ele entrou no seminário somente se você estiver firmemente convencido de que Deus está chamando você e você está totalmente comprometido (...) para o exercício em obediência às disposições da Igreja.
.
" O pontífice disse a todos os seminaristas devem ser santo e pediu uma atitude de "docilidade, fidelidade lúcido e radical ao Evangelho e no relacionamento amoroso com o tempo e as pessoas." "Toda vez que tem seus problemas", admitiu.
.
À MARGEM:
Sua Santidade incita os novos "meninos" da igreja católica e futuros párocos para não cairem em tentações, demoníacas, de ligações ao sexo oposto. Claro que a gente até sabe onde o Papa pretende chegar... é que se os padres casarem, com a nascença de filhos o Património, latifundiário, da Igreja Católica esfrangalha-se dado que o trabalho para o Vaticano segue em favor dos filhos - José Martins  

As capas dos jornais e as principais notícias de Sábado, 20 de Agosto de 2011.

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Barcelos: Mata a mulher
Praia da Rocha: Banhista ferido
Porto: Mulher salva do Douro
Carlos Xistra: Recebe nota de 2,1
Lagos: Banhos desaconselhados
Calor e risco de inundações com granizo
Álvaro S. Pereira: TGV foi mal entendido

Capa do Público Público

Carlos Xistra recebe classificação "muito insatisfatória" de observador
FC Porto dá a volta e vence Gil Vicente por 3-1
Vítor Pereira: “Jorge Jesus olha para o seu umbigo”
Euromilhões: 'Jackpot' de 75 milhões na terça-feira
Polícia volta a dispersar manifestantes laicos em Madrid
Algas Tóxicas - fenómeno recorrente
PSI-20 perde 2,7 mil milhões esta semana

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

"Não vejo os angolanos a intervirem na nossa política"
As condições de quem manda
Do que se diz e do que se faz
Famílias vão gastar 499 euros no regresso às aulas
Só um dos etarras de Óbidos vai ser presente a julgamento
Corte de incentivos levará a descida nos transplantes
Homens armados roubam cem mil euros em banco de Queluz

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Jovem de 17 anos mata mulher para roubar 300 euros em Espanha
Getafe cria campanha com dadores de esperma
Federer afastado do Masters 1000
Caracas sem luz durante mais de 24 horas por falta de um fusível
Mais de 100 bombeiros ainda no combate ao incêndio de Boticas
Apple começa produção do iPad 3 em Outubro
Ladrões pagos para fazer assalto por encomenda

Capa do i i

Correia de Campos "Paulo Macedo pode ser excelente no Ministério da Saúde"
Três duma cajadada. Governo manda empresas públicas à faca
Paulos nos extremos. Macedo quem mais ganhou, Portas o que ganhou menos
Manuel Alegre e António Arnaut são "os principais responsáveis" se o SNS se desmantelar
Incêndios. PJ já deteve 17 suspeitos de fogos florestais este Verão
Cavaco contra Merkel e Sarkozy: não ao limite do défice na Constituição
Incêndios. PJ já deteve 17 suspeitos de fogos florestais este Verão

Capa do Diário Económico Diário Económico

FC Porto ganha Gil Vicente em casa
Madeira necessita “urgentemente” de liquidez
S&P baixa ‘rating’ da Venezuela
Construção de ferrovia em bitola europeia para gerar "maior competitividade" das exportações
Wall Street perde mais de 4% em semana negra nas bolsas
Combinação vencedora do Euromilhões
Apple vale tanto quanto os maiores bancos da zona euro

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Wall Street volta a cair e perde mais de 3% na semana
Santos Pereira: Construção de ferrovia em bitola europeia vai gerar "maior competitividade" das exportações
Pimco: Obrigações dos EUA sinalizam elevada probabilidade de recessão
S&P corta "rating" da Venezuela devido a "risco político"
Moody?s coloca "rating" da HP sob perspectivas "negativas"
François Fillon: Emissão de Eurobonds poderia levar a corte de "rating" e subida de juros
Porsche recolhe veículos nos EUA para consertar cintos de segurança

Capa do A Bola A Bola

«Witsel tem tudo para triunfar» – Leekens
Observador penaliza Xistra
«A estratégia é simples: ganhar todos os jogos» – Jorge Rito
Tevez «au point» para jogar
Luisão chega hoje aos 300 jogos
El Campín, última batalha no Mundial
Airton vai ser operado ao menisco do joelho esquerdo

Capa do Record Record

Lima e Pizzi nas opções
João de Deus: «Tentei libertá-los da carga emocional»
Ozéia entra nas contas de Rui Vitória
Rodrigo Nunes: «Não nos vamos dar já como vencidos»
Ganhar sem Fàbregas para manter tradição
Danilo: «Não é uma surpresa Portugal na final»
Ruben Micael rende 750 mil euros

Capa do O Jogo O Jogo

Masters de Cincinnati: Roger Federer eliminado por Tomas Berdych
Paulo Alves: “O lance do empate parece-me exagerado”
Vítor Pereira acusou Jorge Jesus de ser egocêntrico e prometeu deixá-lo a falar sozinho
Claudio considera que a grande penalidade a favor do FC Porto ditou o resultado
FC Porto: Souza e Djalma desvalorizam saídas de Falcao e Ruben Micael
Dick Advocaat diz que Rússia terá de "trabalhar muito para estar à altura de Portugal"
Rali dos Sertões: Bianchi Prata o melhor português em 13.º

HENRIQUE CALISTO: ABRE AMANHÃ EM GRANDE REPORTAGEM

O descanso do guerreiro. O técnico português Henrique Calisto, depois de sua equipa o Muangthong United vencer o TOT F.C. por 3-1, hoje, ao fim do encontro, no autocarro do clube. 
..
O Muangthong United da cidade de Banguecoque, dirigido por Henrique Calisto desde o princípio de Março, do ano corrente, encontrava-se num modestíssimo quarto lugar da classificação geral da Primeira Liga de Futebol da Tailândia, com a vitória de hoje, situa-se em segundo lugar a apenas a 5 pontos do primeiro classificado o Burirama
José Martíns