Na vedação, para o rio, do jardim do Jolly Frog olhei para a outra margem do Rio Kwai e vejo um homem a navegar num pequeno barco. Vou à minha choupana buscar a Nikon, porque a imagem tão bela para mim não poderia ser perdida... Chego, pouco depois e vejo o homem envolvido, entre a ramagem, das plantas de flores de lótus.
.
Um "gajo" velho e reformado, como eu, tem que ocupar o seu tempo na forma melhor que lhe seja possível, mesmo com uma mensalidade, miserável e de miolas, por ter servido Portugal, no Sudeste Asiático no seu melhor.
.
A minha reforma, à portuguesa, mesmo de "merda" cá a vou administrando como melhor posso e com a graça do Lorde Buda vou passeando, com o meu Honda Civic de 15 anos nas minhas mãos, pelo Reino dos Sorrisos cujo nele já levo 34 anos.
.
Por uns dias e mais uma vez em Kanchanaburi, na margem esquerda do Rio Kuwai e no resort Jolly Frog a 290 bates a diário (cerca 7 euros), ocupando a choupana número B6.
.
Um "gajo" reformado e sem nada que se ocupar e companhia, neste reino da Tailândia, de outros reformados portugueses, para umas partidas de sueca ou dominó terei que despassarar-me para outras actividades e curtir o tempo à maneira e embrenhando-me a focar imagens primir o botão da Nikon D70/80 com 6 anos de fado corrido.
.
Considero-me um pintor sem pincel e palheta e gosto de captar imagens humanas e guardá-las, em arquivo.
.
Hoje, ainda o sol não tinha despontado no horizonte do ocidente ocupei-me a fotografar o Rio Kwai, o colhedor de massarocas de lótus e as flores que tinham acabado de abrir.
.
As flores, envergonhadas do escuro da noite e cantadas pelos poetas.
- José Martins
De momento não me apercebi, bem, o que aquela alma do Lorde Buda entre as folhas largas das plantas das flores de lótus iria fazer. Pois com ele redes ou cana de pesca havia...
Continua a mover o barco com apenas um remo.
Olha para um lado e para outro... Mas o que procuratia ele?
Agora está quase fora do ângulo da lente da Nikon e submerso entre a ramagem e flores de lótus...
Levanta-se o homem e para mim uma incógnita....
Mas agora entendo a razão que o levou, ali, entre a ramagem das plantas do lótus....
Procurava as massarocas da planta do lótus, pois estas depois de debulhadas, as sementes, servem para alimentação do ser humano.... As imagens, em baixo, ilustram o que a alma de Lorde Buda buscava no Rio Kwai.
Para esta manhã, colheita terminada, e de uma massaroca que tomou na mão vai debulhando-a e comendo os grãos
A flor de lótus a espelharem as folhas no Rio Kwai que tinha acabado de abrir