Translator

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Silva das vacas






Este blogue (embora não autor do texto) já publicou a pérola jornalística, mas volta à carga, para que não fique esquecida)

.
Algumas das reminiscências da minha escola primária têm a ver com vacas. Porque a D.ª Albertina, a professora, uma mulher escalavrada e seca, mais mirrada que uva-passa, tinha um inexplicável fascínio por vacas. Primavera e vacas.
De forma que, ora mandava fazer redacções sobre a primavera, ora se fixava na temática da vaca. A vaca era, assim, um assunto predilecto e de desenvolvimento obrigatório, o que, pela sua recorrência, se tornava insuportavelmente repetitivo.

 .
Um dia, o Zeca da Maria "gorda", farto de escrever que a vaca era um mamífero vertebrado, quadrúpede ruminante e muito amigo do homem a quem ajudava no trabalho e a quem fornecia leite e carne, blá, blá, blá, decidiu, num verdadeiro impulso de rebelião criativa, explicar a coisa de outra forma.
.
 E, se bem me lembro ainda, escreveu mais ou menos isto:
.
 "A vaca, tal como alguns homens, tem quatro patas, duas à frente, duas atrás, duas à direita e duas à esquerda. A vaca é um animal cercado de pêlos por todos os lados, ao contrário da península que só não é cercada por um.

 .
O rabo da vaca não lhe serve para extrair o leite, mas para enxotar as moscas e espalhar a bosta. Na cabeça, a vaca tem dois cornos pequenos e lá dentro tem mioleira, que o meu pai diz que faz muito bem à inteligência e, por não comer mioleira, é que o padre é burro como um tamanco.

 .
Diz o meu pai e eu concordo, porque, na doutrina, me obriga a saber umas merdas de que não percebo nada como as bem-aventuranças. A vaca dá leite por fora e carne por dentro, embora agora as vacas já não façam tanta falta, porque foi descoberto o leite em pó.

 .
A vaca é um animal triste todo o ano, excepto no dia em que vai ao boi, disse-me o pai do Valdemar "pauzinho", que é dono do boi onde vão todas as vacas da freguesia. Um dia perguntei ao meu pai o que era isso da vaca ir ao boi e levei logo um estalo no focinho.

 .
O meu pai também diz que a mulher do regedor é uma vaca e eu também não entendi. Mas, escarmentado, já nem lhe perguntei se ela também ia ao boi."
.
Foi assim. Escusado será dizer que a D.ª Albertina, pouco dada a brincadeiras criativas, afinfou no pobre do Zeca um enxerto de porrada a sério. Mas acabou definitivamente com a vaca como tema de redacção.
.
Recordei-me desta história da D.ª Albertina e da vaca do Zeca da Maria "gorda", ao ler que Cavaco Silva, presidente da República desta vacaria indígena, em visita oficial ao Açores, saiu-se a certa altura com esta pérola vacum: "Ontem eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando o pasto que começava a ficar verdejante"!

 .
Este homem, que se deixou rodear, no governo, pelo que viria a ser a maior corja de gatunos que Portugal politicamente produziu; este homem, inculto e ignorante, cuja cabeça é comparada metaforicamente ao sexo dos anjos; este político manhoso que sentiu necessidade de afirmar publicamente que tem de nascer duas vezes quem seja mais honesto que ele; este "cagarola" que foi humilhado por João Jardim e ficou calado; este homem que, desgraçadamente, foi eleito presidente da República de Portugal, no momento em que a miséria e a fome grassam pelo país, em que o desemprego se torna incontrolável, em que os pobres são miseravelmente espoliados a cada dia que passa, este homem, dizia, não tem mais nada para nos mostrar senão o fascínio pelo “sorriso das vacas", satisfeitíssimas olhando o pasto que começava a ficar verdejante"!

.
Satisfeitíssimas, as vacas?! Logo agora, em tempos de inseminação artificial, em que as desgraçadas já nem sequer dispõem da felicidade de "ir ao boi", ao menos uma vez cada ano!
.
Noticiava há dias o Expresso que, há mais ou menos um ano e aquando de uma visita a uma exploração agrícola no âmbito do Roteiro da Juventude, Cavaco se confessou "surpreendidíssimo por ver que as vacas, umas atrás das outras, se encostavam ao robô e se sentiam deliciadas enquanto ele, durante seis ou sete minutos, realizava a ordenha"!

.
Como se fosse possível alguma vaca poder sentir-se deliciada ao passar seis ou sete minutos com um robô a espremer-lhe as tetas!!
.

Não sei se o fascínio de Cavaco por vacas terá ou não uma explicação freudiana. É possível. Porque este homem deve julgar-se o capataz de uma imensa vacaria, metáfora de um país chamado Portugal, onde há meia-dúzia de "vacas sagradas", essas sim com direito a atendimento personalizado pelo "boi", enquanto as outras são inexoravelmente "ordenhadas"!

.
Sugadas sem piedade, até que das tetas não escorra mais nada e delas não reste senão peles penduradas, mirradas e sem proveito.
.
A este "Américo Tomás do século XXI" chamou um dia João Jardim, o "sr. Silva". Depreciativamente, conforme entendimento generalizado. Creio que não. Porque este homem deveria ser simplesmente "o Silva". O Silva das vacas. Presidente da República de Portugal. Desgraçadamente.
.
Luís Manuel Cunha in «Jornal de Barcelos», 20 de Março, 2013


"As fraldas e os políticos devem ser mudados com  frequência, pelas mesmas razões - Eça de Queiroz

"E O CULPADO FOI (CLARO) O PAULINHO!!!...)


(E mesmo com culpas no cartório o Paulinho é o vice-primeiro Ministro de todos os portugueses... Até quando o Paulinho gozará com o pagode?)


Uma grande sondagem revela que os portugueses não confiam nas instituições políticas.

A ESCALADA DO "ARTISTA"!

Miguel Relvas assume cargo de Alto Comissário da Casa Olímpica da Língua Portuguesa
 

Miguel Relvas vai assumir o cargo de Alto Comissário da Casa Olímpica da Língua Portuguesa, criada no Brasil. A ideia deste projecto é tornar a língua portuguesa uma das línguas de trabalho do Comité Olímpico Internacional que vigorará até ao final dos Jogos Olímpicos de 2016.
O convite foi feito pela própria associação, sem fins lucrativos. "Como condições prévias, exijo fazê-lo a título não oneroso e geograficamente abrangente, isto é, englobando nas realidades culturais a promover, além dos países que têm comités olímpicos, aqueles territórios que, fazendo parte de outros países soberanos, têm com a cultura portuguesa uma conexão forte e associações que perseguem os mesmos fins que os comités olímpicos nacionais", disse o ex-ministro Adjunto dos Assuntos Parlamentares num comunicado.
O trabalho consiste em divulgar a cultura dos países de língua portuguesa "promovendo para isso eventos culturais, encontros, exposições, seminários, palestras, fóruns, mostras, colóquios, vivências, festas e celebrações", reforçando o papel destes países no quadro das relações desportivas internacionais e do olimpismo em geral.
"Pretende-se que este seja não só um espaço de convívio para a comunidade nacional residente no Rio de Janeiro, mas também um local de mostra de todas as realidades culturais dos países lusofalantes, tornando-se um centro de atracção para os muitos turistas que ali estarão por ocasião dos Jogos, à imagem do que muitos dos países participantes promovem para difundir a sua cultura e história. Será igualmente um local onde os 'atletas lusófonos' que irão participar nos Jogos terão uma oportunidade única de sentir o apoio dos seus concidadãos e com eles poderão partilhar as suas experiências e emoções", refere ainda o comunicado.
Entre os constituintes desta Casa Olímpica da Língua Portuguesa destacam-se algumas figuras da sociedade portuguesa oriundas da diplomacia, da cultura e do sector empresarial, tendo o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, aceite ser o Presidente da Comissão de Honra e o actor português Ricardo Pereira, que presidiu à Assembleia Geral constitutiva, será vice-presidente da direcção.

Pub

42 comentários

Já não chegou a vergonha que foi como ministro ainda vai envergonhar mais ainda Portugal?
..a sério..só me dá vontade de rir..estes f***** é só ao tacho...a sério...se chorar a rir..que é que esse mancebo que nem sabe a letra da grândola vila morena vai fazer?????....hahahahahah
Sem comentários. Perfeitamente aberrante.
Mas uma boa demonstração de que o que está a dar após a entrada deste (des)governo em Portugal é ser-se corrupto e ladrão, pois é assim que se ganha promoções!
Ah! Ah! Ah! Muito bem escolhido! Logo o fulano que apareceu num governo PSD (tinha que ser...) armado em doutor, quando só tinha a instrução primária! Muito nem escolhido para tratar dos assuntos da Língua Portuguesa... E então com o acordo ortográfico, vai ser de rir até desmaiar! Mais uma vez o "chefe" do governo português saiu da toca a fez das suas, a favor do amigo fiel... Mas esta gentinha não tem mesmo um pingo de vergonha?... Não vêm como vão caindo no ridículo nacional e internacional?...
Ah! Ah! Ah! Muito bem escolhido! Logo o fulano que apareceu num governo PSD (tinha que ser...) armado em doutor, quando só tinha a instrução primária! Muito nem escolhido para tratar dos assuntos da Língua Portuguesa... E então com o acordo ortográfico, vai ser de rir até desmaiar! Mais uma vez o "chefe" do governo português saiu da toca a fez das suas, a favor do amigo fiel... Mas esta gentinha não tem mesmo um pingo de vergonha?... Não vêm como vão caindo no ridículo nacional e internacional?...
Estamos a que dia, 1º de Abril?
Agora é que o Relvas vai estudar
Agora é que o Relvas vai estudar
Agora é que o Relvas vai estudar
Só em Portugal é que isto era possível: Pôr um analfabeto à frente de uma organização para a divulgação da nossa cultura! Nunca niguém nos envergonhou tanto como esta canalha.
Uma personagem que nem falar português correcto sabe (para ele é visto e ouvisto) a representar a nossa língua? Mas endoideceram???
Tenham pena deste promotor da lingua portuguêsa, ainda vai por alguns euros do bolso dele!!! Ó Relvas troca agora que o Real está a 3,036 por cada Euro.
Na verdade, no país onde não se fala o Português, abunda a corrupção, e o povo é roubado em cada passo que dá. Vai mais um Trafulha Vigarista, e Corrupto a saquear!!!
Ele ainda recebe uma medalha de ouro porque foi alto comissário e deu equivalência a atleta olímpico!
Não habia nexexidade! depois dos pauliteiros de miranda e do folclore, este gajo embaraça-nos em todo o lado!
envergonha-me que este senhor possa representar Portugal e a cultura portuguesa seja onde for.
envergonha-me que este senhor possa representar Portugal e a cultura portuguesa seja onde for.
Já arranjaram um tacho para este aldrabão... Já não há vergonha!
Ex-dono do Bolama indiciado por vários crimes. Saiba mais sobre o misterioso naufrágio do navio Bolama no Blog de investigação: naviobolama.blogspot.pt
uma vergonha para Portugal, Miguel Relvas, um homem a quem foi retirada oficialmente a licenciatura por ser falsa, um homem que é um ignorante, um homem que envergonha Portugal, ninguém sabia disto antes de ser convidado ????
uma vergonha para Portugal, Miguel Relvas, um homem a quem foi retirada oficialmente a licenciatura por ser falsa, um homem que é um ignorante, um homem que envergonha Portugal, ninguém sabia disto antes de ser convidado ????
Como é possível um burro ir para um lugar daqueles,ele não sabe português, ele não sabe nada de nada. Como é possível eleger um Burro mais Burro que um jumento. De facto só é preciso ser do PSD. A VERGONHA DEIXOU DE EXISTIR EM PORTUGAL, A VERGONHA SÓ A TEM QUEM É INTEGRO. OS TACHOS CONTINUAM A DAR LUCRO AOS PARASITAS. VIVA PORTUGAL DOS POBREZINHOS QUE VÃO PASSAR FÉRIAS À COMPORTA. VIA O ESTERCO EM PORTUGAL, A [Expressão Moderada] QUE TEM MAIS VALOR. AS PESSOAS POUCO IMPORTAM E ESSAS AINDA LÁ VÃO DEPOR O VOTO, VIVAM OS RICOS QUE LIXAM OS POBRES E ESSES AINDA SE CURVAM QUANDO PASSAM. ATÉ TENHO NOJO,NOJO SIM NOJO.
Emigra para o Brasil sem receber nada pelas funções que vai desempenhar. E vai viver de quê?!... Ah! Tinha-me esquecido: do que ilegitimamente arrecadou, enquanto exerceu funções públicas em Portugal...
Até prova em contrário tudo isto da Casa Olímpica... não passa de invenção de brincalhões e a malta está a morder o isco sofregamente rsrsrsrs
É estranho que uma pesquisa na INternet não indique a morada da suposta associação nem os seus fundadores, já paar não falar da origem dos fundos. A associação também vai promover cursos universitários?
Morada e fundadores da alegada associação "criada no Brasil" e origem dos fundos não existem na internet. Por muito que queiramos no Brasil não se criam associações a dar um chuto em uma pedra. Já agora a associação vai mesmo promover cursos universitários? Encomendo já dois.
Morada e fundadores da alegada associação "criada no Brasil" e origem dos fundos não existem na internet. Por muito que queiramos no Brasil não se criam associações a dar um chuto em uma pedra. Já agora a associação vai mesmo promover cursos universitários? Encomendo já dois.
Alguém já encontrou na Internet alguma informação sobre esta associação? Sr. Jornalista faça uma investigação pois poderá encontrar aqui um grande "furo" jornalístico. Até breve ...
Grande tugalândia do kavako. Onde isto chegou!! Agora temos este catedrático como alto comissário da língua portuguesa. Só falta o Jorge Jesus a coordenar mestrados numa qualquer universidade privada.
Grande tugalândia do kavako. Onde isto chegou!! Agora temos este catedrático como alto comissário da língua portuguesa. Só falta o Jorge Jesus a coordenar mestrados numa qualquer universidade privada.
Shame on you...
"Ser visto e ouvisto" na língua portuguesa
"ser visto e ouvisto" na língua portuguesa
Foi por estar farto destes escandalos que procurei fazer algo por mim e pela minha familia...Se tens um computador e internet podes trabalhar de casa. Empresa alemã, vê aqui: http//bit.ly/14PGCu6
E este povo apático continua a permitir estas vergonhas. De que estamos à espera para prender esta gente de uma vez por todas?
Já reparou que o povo está satisfeito? Veja as ultimas sondagens!
Coitadinho, não vai receber nada... VAI BEBER À FONTE POR ONDE BEBE AQUELE SACANA DO SÓCRATES PARA VIVER COMO UM MILIONÁRIO, E ESTE POVO AINDA O VÊ NA TELEVISÃO, EM VEZ DE O COLOCAR NOS CALABOUÇOS DE CUSTÓIAS PARA O RESTO DA VIDA!!! TOCA LÁ A ACORDAR PESSOAL!!!!!!
Em Portugal são muitos os que aplaudem com firmeza...
Há censura no i! Escrevi que politicos como este deviam estar presos, que o povo devia exigir isso, e o comentário foi censurado, apagado!!! Vamos a ver quanto tempo dura este...
pois esse e mais um que esta no segredo dos deuses , ao que esta tambem na direçao do GRUPO URBANOS que é detentora de 50.01% da empresa GROUDFORCE entre outras , é mais um para facilitar o branqueamento para a URBANOS
pois esse e mais um que esta no segredo dos deuses , ao que esta tambem na direçao do GRUPO URBANOS que é detentora de 50.01% da empresa GROUDFORCE entre outras , é mais um para facilitar o branqueamento para a URBANOS o comentário foi censurado ,vamos ver quanto tempo este aguenta

KAOS:O Barão




paulo portas barao

O Estado Novo adquiriu o Palácio do Conde do Farrobo em 1940 para instalar aí o museu de Marinha, o que nunca veio a acontecer. Paulo Portas já tem gabinete: Palácio das Laranjeiras, palácio do Conde do Farrobo, que também foi ministério das Colónias localizado em Sete Rios, Lisboa, junto ao Jardim Zoológico.
 
Consta que na primeira noite, logo após ter feito o acordo com o Passos Coelho, o Paulo Portas passou a noite a passear por Lisboa a ver os Palácios que existiam para escolher o que iria ocupar. Já quando foi Ministro das fardas escolheu o Forte de São Julião da Barra como quartel general. O homem gosta da cagança e ter um casarão ficalhe bem. Ele sonha com Versalhes mas fica um pouco longe.

As capas dos jornais e as principais notícias de Sexta-feira, 2 de Agosto de 2013.



Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Cinco mortes nas praias desde Maio
Queda mortal de telhado
Cadáver no Rio Tejo
EUA matam aliados afegãos
Miguel Relvas: Alto Comissário
Morta por ex-namorada
José Lino Ramos candidato a Loures

Capa do Público Público

Em defesa do direito à habitação no Bairro Nicolau do Porto
Montero estreou-se a marcar pelo Sporting
Comunicado de João Cordeiro dá processo a PS e a jornais
Só faltaram os golos num dia histórico para o Estoril
Condenado a prisão perpétua, Ariel Castro diz ser doente mas não um monstro
Miguel Relvas vai trabalhar para promover a língua portuguesa
Vendas de carros crescem 4,2% mas mercado continua longe dos níveis anteriores à recessão

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Elogio da bebedeira
Veleiro alemão à deriva em alto mar foi rebocado
A Winnie Mandela da Associação Animal
Há roda e às rodas na "mui nobre" Óbidos
Angola vai formar médicos em Portugal
Médias negativas em mais de metade das disciplinas
Nove incêndios florestais ainda em curso no país

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Investigação ao acidente que soterrou 33 mineiros termina sem culpados
Mais de um terço dos fogos aparecem durante a noite
Pais continuam sem saber em que escola ficam os filhos
Câmara de Viana chumba instalação de arena para a tourada
Programa de televisão dá bebés em direto
Tyra Banks beija "rapper" em programa de televisão
Empresa portuguesa cria brinquedos científicos com Universidade de Oxford

Capa do i i

Concertação Social. Governo propõe prolongamento de contratos mas sindicatos são contra
Estudantes esperam que o novo secretário de Estado pacifique o ensino superior
Subconcessão dos Estaleiros de Viana em concurso até 23 de Setembro
Pai de Snowden aconselha-o a ficar na Rússia
Morreu a actriz norte-americana Eileen Brennan aos 80 anos
Consumidores devem exigir redução de preço por Benfica TV sair da oferta de canais, diz Deco
PSD mantém confiança em Macário Correia como presidente da Câmara de Faro

Capa do Diário Económico Diário Económico

Como Portas quer reformar o Estado. Resultará?
Reguladores não devem evitar a falência de empresas
A ajuda do BCE não chega a Portugal
Governo quer nova emissão de dívida de longo prazo no Outono
Portas propôs limite nas pensões no guião da reforma do estado
Danos políticos dos ‘swaps’ alastram dentro da equipa das Finanças
Cotadas têm piores resultados semestrais desde o início da crise

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Brasil: A burocracia e um tiroteio roubaram a inocência da Marta
Estados Unidos: Sonho americano de Afonso aguarda segunda oportunidade
França: Experiência difícil de Joana deu-lhe um lugar em Portugal
Impactos da emigração no País
Portugueses são dos europeus que menos emigram
Precisamos de Presidente com "P" grande
A arte da troca

Capa do Oje Oje

Abertis conclui venda do aeroporto de Luton à Aena e à Axa
Siemens está a desenvolver o primeiro projeto europeu de "cidade inteligente"
Governo cria grupo focado no relançamento da economia liderado por Portas
Setores financeiro e energético impulsionaram PSI 20 que ganhou 0,77%
BP vende operação de GPL em Portugal à francesa Rubis
Governo afetou 74,7 milhões à Grécia no âmbito do Segundo Programa de Ajustamento
Lucro da REN cai 9,3% afetado pela redução da remuneração dos ativos elétricos

Capa do Destak Destak

Encontrados explosivos e munições em embarcação norte-coreana retida no Panamá
Navios chineses em águas territoriais de ilhas disputadas com Japão
Consulado português em Caracas com recorde de passaportes emitidos
Fogo em Moimenta da Beira ativo há cerca de 15 horas
Lagarde defende continuação das reformas a nível global
Brasileira TAM vai despedir 811 tripulantes de cabine
Rio de Janeiro e São Paulo voltam a ser palco de protestos

Capa do A Bola A Bola

Falhou entrada de Diogo Alves
Semedo e Ricardo por horas
32Group ameaça deixar cair a SAD
Djalma e Sereno têm mercado
«Dinheiro não é tudo na vida» - Bernard
Fenerbahçe sob pressão para finalizar negócio de Cardozo
«Em breve voltarei a ser o que era» - Fucile

Capa do Record Record

Bernard: «Dinheiro não é tudo»
«Preciso de me afirmar e fazer uma boa época»
Salvio ainda recupera de lesão
Liverpool oferece 25 milhões por Diego Costa
Madjer: «Em termos físicos não estou no ideal»
Jander entra nas contas
Mais um teste a doer em noite de surpresas

Capa do O Jogo O Jogo

Seja os olhos de um craque da NBA
Villas-Boas "pesca" no Real Madrid
A impressionante média de assistência em Dortmund,
O provável adeus de Bernard
Um onze de craques ao preço de Bale
Académica fica na Liga
"Cristiano Ronaldo é muito importante"